Em sua trajetória histórica, o Colégio Dom Barreto passou por diversos estágios, mas sempre esteve comprometido com a humanização do ser humano, que implica numa responsabilidade histórica. Esse compromisso sempre existiu no engajamento com a realidade, em atos corajosos, decididos e conscientes.
Em sua Proposta Pedagógica, o Colégio tem articuladas a subjetividade (vontade de mudança) e a objetividade (condições existentes) para que, dialeticamente, sejam produzidas as transformações necessárias.
A Proposta Pedagógica do Colégio o direciona no exercício de suas atividades educacionais, expressando seu compromisso na construção de uma nova realidade, tida com possível e desejável pela comunidade escolar, convergindo para aspectos considerados essenciais à plena realização do ser humano:

• a inserção do homem no mundo do trabalho , em que são construídas as bases materiais de uma existência digna e autônoma;
  • a inserção do homem no mundo das relações sociais regidas pelo princípio da igualdade;
  • a inserção do homem no mundo das relações simbólicas (ciência, arte, religião) de forma que ele possa produzir e usufruir conhecimentos, bens e valores culturais.

Os fundamentos filosóficos que embasam a Proposta Pedagógica fluem da concepção de homem e de educação.

HOMEM
- ser bio-psico-sociocultural que possui necessidades materiais, relacionais e transcendentais.
Dentro desse sentido amplo e complexo, o homem é entendido em toda a sua dimensão e deve dispor dos recursos que satisfaçam a sua necessidade para que compreenda e intervenha na realidade.
É fundamental garantir uma formação integral voltada para a capacidade e potencialidades humanas.
A formação integral é entendida como “Saber Essencial”, isto é, aquele que proporciona ao ser humano:

• Saber Sentir
  • Saber Inovar
  • Saber Refletir
  • Saber Fazer
  • Saber Ser Crítico
  • Saber Ser Ético

O Colégio Dom Barreto, como instituição social, deve possibilitar o crescimento humano nas relações interpessoais, bem como oportunizar a apropriação do conhecimento elaborado, tendo como referência a realidade do educando.
Nesse contexto, o Colégio deve possibilitar ao aluno a aquisição de uma consciência crítica, que lhe amplie a visão de mundo. Essa visão de mundo deverá propiciar-lhe condições de uma leitura interpretativa das relações sociais, das relações dos homens entre si, com a natureza e com Deus.

EDUCAÇÃO - considerada como processo para o desenvolvimento humano integral e instrumento gerador de transformações sociais. É base para a aquisição da autonomia, fonte de visão prospectiva, fator de progresso econômico, político e social. É elemento de integração e conquista do sentimento e da consciência da cidadania.
No contexto dessa concepção de educação, a finalidade é formar cidadãos capazes de analisar e intervir na realidade, visando ao bem-estar do homem, em nível individual e coletivo. Para isso, esse processo deve desenvolver:

• a CRIATIVIDADE
  • a RESPOSABILIDADE