MÉTODO MONTESSORIANO

"Criatividade dentro do Método Montessoriano".

A Pedagogia Montessoriana baseia-se rigorosamente no processo de desenvolvimento psicológico da criança que leva em conta as manifestações de seu comportamento, desde o fato inicial de seu nascimento.

Trata-se, portanto, de uma pedagogia "centrada" na criança, que contribui com o desabrochar de sua vida, entendendo-a como um ser em constante desenvolvimento, rica em possibilidades e que necessita de condições adequadas para atualização de seu potencial.

O Colégio Dom Barreto, em coerência com o Método Montessoriano, desenvolve, em seu cotidiano escolar, nas séries iniciais (Infantil I a 2ª série do EF) atividades que permitem o desenvolvimento das manifestações espontâneas das crianças – CRIATIVIDADE -, e oferece sempre materiais concretos para serem manipulados, de forma a despertar: atenção, observação, motricidade, linguagem, percepção sensorial, das relações matemáticas e dos temas colocados como conhecimento do mundo (Ciências, História e Geografia).

O ambiente do Colégio Dom Barreto é estimulador e educador. A criança tem, à sua disposição, estantes abertas com materiais cientificamente elaborados e adequados a cada fase de seu desenvolvimento. Os materiais, por serem coloridos e bem conservados, logo despertam o interesse dos alunos em descobrir toda a magia deles.

Esse ambiente proporciona a busca do equilíbrio através da concentração e do respeito aos interesses da criança. Cada um escolhe a atividade a realizar, consciente de suas obrigações e limites de atitudes. Essa funcionalidade é evidente na alegria das crianças, despertando naturalmente a CRIATIVIDADE a cada descoberta, a cada conquista, resultando em sentimentos de liberdade e autonomia.

Os profissionais são preparados especificamente para desenvolver a metodologia aplicada e, sendo assim, podem ajudar e participar da auto-construção da criança. É colocado, como ponto fundamental, que o professor deve empregar toda sua energia, entusiasmo, sabedoria e criatividade, procurando sempre proporcionar ao aluno o meio mais propício e favorável à aquisição do aprendizado.

Acreditamos que a criança sempre traz consigo experiências surpreendentes que, se pararmos para analisá-las, com certeza transformarão a rotina do nosso dia a dia em momentos de crescimento integral da criança.

mariachild.gif (18327 bytes)
Maria Montessori